Estância Velha, 23 de Fevereiro de 2017
 
   
 
 
 

ABQTIC

ABQTICENCICLOPÉDIA DO COUROPUBLICAÇÕES
NOTICIASECONOMIA E MERCADO 
 
NOTICIAS
EVENTOSESPAÇO ASSOCIADOPROFISSIONAISAGENDACONTATO
 
 
     
Anterior
Próximo
     
16 Janeiro - 08:58

Couromoda abre em clima de otimismo

Com mais de mil marcas expositoras, abriu ontem (15), no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, a 44ª edição da Couromoda. A sensação dos organizadores, expositores e entidades setoriais é de que a feira marcará a retomada para a indústria e varejo de calçados depois de um ano difícil, com queda de mais de 16% nas vendas do segmento.

A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades políticas e empresários, que saudaram o novo momento da economia nacional. Segundo o presidente da Couromoda, Francisco Santos, a feira será marcada pelo clima positivo do início ao afim. "Estamos com uma feira otimista e com responsabilidade. Vivemos um ano muito difícil em 2016, mas mesmo assim os grandes expositores não se assustaram e estão aqui com ações agressivas e criativas de vendas, como manda todo o bom manual de marketing", comentou Santos.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, a feira marca o primeiro ato de um ano que deve ser de recuperação de mercados, especialmente o interno, que encolheu significativamente em 2016. "Temos convicção de que teremos um crescimento lento, mas sustentável, ao longo do ano. Chegou a hora da virada", projetou o executivo.

Imad Esper, presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), destacou que é preciso acreditar no setor calçadista, parte da economia fundamental para o desenvolvimento brasileiro e que já passou por momentos complicados que foram superados. "Nós acreditamos no poder dos empreendedores do calçado", disse.

"Joia"
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mais uma vez, se fez presente na abertura da feira. Segundo ele, o setor calçadista é uma "joia" no que diz respeito à geração de emprego e renda. "No mundo do futuro viveremos período de abundância, com novas tecnologias barateando o custo de energia.  Assim, o nosso grande desafio será justamente a geração de emprego, pois haverá um processo de desintermediação na economia, além do rápido desenvolvimento da automação", ressaltou o governador, acrescentando que o Brasil é o maior produtor de calçados fora da Ásia, sendo também um dos principais consumidores desse produto no mundo. "Vamos apoiar o setor calçadista como forma de segurar e gerar mais empregos no País", concluiu Alckmin.

Saudado como o grande incentivador da Couromoda em terras paulistas, na década de 1980, quando presidiu a Paulistur, o prefeito de São Paulo, João Dória, destacou o potencial da feira, "administrada com excelência por dois empreendedores com `E’ maiúsculo".

Também participaram da abertura da Couromoda a governadora em exercício do Rio Grande do Sul, deputada Silvana Covatti, a prefeita de Novo Hamburgo/RS, Fátima Daudt, o presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados, Rosnei da Silva, empresários e lideranças setoriais.

Feira
A Couromoda é considerada a maior feira de calçados de lançamentos da temporada outono-inverno da América Latina e se estende até o próximo dia 18 de janeiro. A Abicalçados participa do evento com ações de promoção comercial e capacitação. Durante a feira a entidade realizará, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), mais uma edição do Projeto Comprador Vip, que nesta oportunidade traz compradores dos grupos Monoprix (França), Walk and City e Shoe Center (Emirados Árabes Unidos), Infonetworks/Lolly’s (Equador) e Ekonika (Rússia). Já nos dias 16 e 17, a entidade promoverá o tradicional ciclo de palestras rápidas Talk Shoe.

Confira a cobertura completa www.abicalcados.com.br.
  

 
 
 
 
 
Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro
(51) 3561.2761 | abqtic@abqtic.com.br | Rua Gregório de Mattos, 182 | Estância Velha | RS | Brasil