Estância Velha, 24 de Setembro de 2016
 
   
 
 
 

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23 Setembro - 08:34

Batalha da Maratona MUDE traz polifonia da moda como inspiração

O diferente é normal, o mundo é polifônico e a moda é feita de muitas vozes. Foi assim que se resumiu o briefing criativo apresentado para as quatro equipes de designers que disputarão a Maratona MUDE 2016, no dia 21/9, na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O objetivo deste encontro foi dar uma direção inspiracional e estímulo para a realização da Batalha Criativa de 24 horas ininterruptas, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS, nos próximos dias 14 e 15 de outubro.  A Maratona MUDE é realizada pela entidade calçadista no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os patrocínios são da Couromoda, da Francal Feiras e da Colorgraf.
Além do briefing criativo, o encontro repassou todas as regras e normas de conduta da Batalha Criativa, a estrutura de apoio, os ateliês no corredor do BarraShoppingSul, a Fábrica Conceito com suas máquinas no Centro de Eventos, a Materioteca e os tipos de materiais que estarão à disposição para a competição.  
 
Entregáveis
Ao final das 24 horas de competição, as quatro equipes participantes deverão entregar três protótipos de calçados - somente o pé direito - e uma apresentação do processo criativo, que também será utilizada durante a Defesa dos trabalhos, a partir das 14 horas do dia 15 de outubro.  

Briefing criativo
Durante a passagem do briefing criativo para as equipes, foi veiculado um vídeo especial gravado pelo mentor da Batalha, o renomado estilista Dudu Bertholini. Segundo ele, para trazer as inspirações à tona, a organização do evento pesquisou e ouviu as diversas vozes da moda. Os protótipos resultantes  da batalha deverão representar a polifonia e a riqueza criativa da desconstrução dos padrões contemporâneos.  "Vivemos um mundo em que amamos as diferenças. Isso deve estar no produto apresentado", destaca o estilista em vídeo gravado para a ocasião.
A brasilidade mais uma vez terá lugar cativo, mas não como um estereótipo ufanista, e sim como uma reflexão mais profunda acerca do sentido da palavra e os seus desdobramentos para o design verde-amarelo.
O mentor da batalha aponta, ainda, que os produtos deverão equilibrar criatividade e técnica e serem aplicáveis ao mercado.

Como funciona
Indo para a sua terceira edição, a Maratona MUDE é um evento pioneiro no setor calçadista brasileiro, que tem como premissa instigar a criatividade e revelar novos talentos para a indústria. Entre os dias 14 e 15 de outubro, durante 24 horas ininterruptas, quatro equipes selecionadas por especialistas deverão desenvolver e produzir três protótipos de calçados. .
No dia 15, em meio a apresentações de palestras, oficinas e intervenções de arte e moda, será conhecida a equipe com o melhor trabalho, que receberá uma premiação de R$ 20 mil. Programação, ingressos e mais informações em www.maratonamude.com.br.

Fonte: Abicalçados

 
 
 
 
 
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