Estância Velha, 29 de Julho de 2015
 
   
 
 
 

ABQTIC

ABQTICENCICLOPÉDIA DO COUROPUBLICAÇÕES
NOTICIASECONOMIA E MERCADO 
 
NOTICIAS
EVENTOSESPAÇO ASSOCIADOPROFISSIONAISAGENDACONTATO
 
 
     
Anterior
Próximo
     
22 Julho - 13:55

IBTeC apresenta seu Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, para apoiar empresas no desenvolvimento de ideias e produtos inovadores

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - apresenta ao mercado seu braço de inovação. Com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCTI através do CNPq, a instituição criou o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT. Amparado pela Lei 10.973, o instituto viabiliza para indústrias dos setores de calçados, materiais, couros, têxtil e confecções e de equipamentos de proteção individual - EPIs uma equipe de profissionais para auxiliar no planejamento, pesquisa e execução de projetos, focados no desenvolvimento de ideias, transformando-as em produtos, serviços e processos inovadores.

Com este objetivo, o NIT - IBTeC disponibiliza às empresas sua infraestrutura de pesquisa, projetos e organização de eventos. As empresas podem contar com os laboratórios e com os profissionais do Instituto - onde 65%  destes possuem graduação superior, mestrado, doutorado e pós doutorado - para realizar pesquisas, parcerias estratégicas para viabilização de projetos, acompanhamento de editais de fomento a inovação, auxilio no processo de criação e geração de ideias, desenvolvimento de projetos para busca de recursos não reembolsáveis ou reembolsáveis e auxilio no processo de prestação de contas junto aos órgãos de fomento.

Os cinco segmentos beneficiados com a criação do NIT envolvem um universo de 47,8 mil empresas que geram faturamento anual de US$ 100 bilhões, 1,9 milhão de empregos, e trazem para o país divisas da ordem de US$ 6,4 bilhões com exportações.

O Vice-presidente e Coordenador Geral do NIT, Dr. Valdir Soldi, salienta que "o propósito é oferecer às indústrias, um pessoal capacitado para formalizar projetos de busca de recursos para a implantação de inovações que agreguem valor aos seus produtos". Ele lembra que as empresas não necessitam ter em seus quadros profissionais especializados em pesquisa e busca de recursos. O NIT vai fazer o papel de auxiliar no processo transformar ideias inovadoras em projetos, buscando formas de torna-las realidade.

Na base da proposta, está a busca de qualificação das empresas e de produtos brasileiros para aumentar sua participação no mercado externo. No momento em que a economia se volta para a busca de novos mercados para os produtos nacionais, o IBTeC vê na criação deste novo braço de apoio empresarial uma forma de contribuir para a diferenciação da indústria brasileira diante do mercado internacional. O presidente do IBTeC, Paulo Griebeler, salienta que "o mercado internacional exige diferenciação, e nós colocamos nossos profissionais e equipamentos à disposição das indústrias brasileiras para a busca de inovação que coloque nossas marcas em vantagem competitiva para fazer frente a esta exigência".

Através da estrutura do NIT, o IBTeC posiciona-se como agente catalizador da inovação, integrando mercado, empresa, e universidades com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o sistema coureiro calçadista.

Além do apoio direto às empresas, o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT - do IBTeC vai desenvolver atividades como eventos técnicos, seminários, workshops, simpósios, entre outros, abordando temas voltados à área da sustentabilidade, inovação, tecnologia e design. Estas ações contarão ainda com o sistema de videoconferência, que permitirá o acesso online aos eventos, otimizando as ações realizadas, disseminando desta forma, o conhecimento em diferentes pontos do Brasil.

Os objetivos do NIT:

* Promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico nas empresas;

* Qualificação dos produtos nacionais;

* Promoção do aumento das exportações;

* Promoção do aumento da produtividade e competitividade;

* Realizar articulação entre os setores públicos e privados;

* Disponibilizar ambiente adequado à colaboração, pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência tecnológica;

* Consolidar a política de propriedade intelectual da instituição.


Entidades apoiadoras:

* Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

* CNPQ

* Governo do Estado do Rio Grande do Sul

* Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia;

* SEBRAE 

* Badesul


Instituições de ensino apoiadoras:

* Unisinos

* Feevale

* UFRGS

* PUC RS

* Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha


EVENTOS

O Núcleo de Inovação Tecnológica já nasce com vários eventos ligados à sua estrutura. São algumas ações que o IBTeC já vinha desenvolvendo, e que agora ficam atrelados ao NIT, e outras que estão sendo criadas.

* Happy hour com tecnologia, todas as terceiras quartas-feiras de cada mês.

* I Fórum de Inovação Tecnológica do Setor Calçadista, agendado para o dia 7 de outubro.

* 1º Road Show de Inovação do Setor Calçadista, que vai percorrer cinco estados, no período de setembro de 2015 a julho de 2016. Em São Paulo o road show estará nas cidades de Birigui, Franca e São Paulo capital. No Rio Grande, do Sul, em Novo Hamburgo e Três Coroas; Paraná: Curitiba; Minas Gerais: Nova Serrana; Santa Catarina: São João Batista. Nestes encontros, que serão realizados sempre em parceria com as instituições que representam as indústrias de cada localidade, serão abordados os temas: como agregar valor aos produtos, novos materiais e suas propriedades, certificação e produtos e inovação.

* IX Simpósio Brasileiro de Biomecânica de Calçados, nos dias 27 e 28 de abril de 2016, em parceria com a Feevale.

* Missão Tecnológica 2016: Atualização e mapeamento de tecnologias e tendências voltadas a inovação, visando às antecipações dos cenários estratégicos e o apoio ao processo decisório durante a difusão de novas tecnologias, bem como, a resolução do gap tecnológico atual através de parcerias estratégicas juntamente a outros institutos de tecnologia.

Fonte: Raquel Guimarães (MTb 10.729)

 
 
 
 
 
Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro
(51) 3561.2761 | abqtic@abqtic.com.br | Rua Gregório de Mattos, 182 | Estância Velha | RS | Brasil