Estância Velha, 05 de Maio de 2015
 
   
 
 
 

ABQTIC

ABQTICENCICLOPÉDIA DO COUROPUBLICAÇÕES
NOTICIASECONOMIA E MERCADO 
 
NOTICIAS
EVENTOSESPAÇO ASSOCIADOPROFISSIONAISAGENDACONTATO
 
 
     
Anterior
Próximo
     
05 Maio - 09:43

50 ANOS DA ESCOLA DE CURTIMENTO

O dia 05 de Maio de 2015 é muito significativo para o agora Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente, que na ocasião completa os 50 Anos de fundação da Escola Técnica de Curtimento. 

Comemoração:

Para comemorar a data, o IST Couro e Meio Ambiente realiza a reunião ordinária do Conselho Consultivo, às, 12h, na sede da ABQTIC, seguida de almoço comemorativo aos 50 Anos da Escola de Curtimento. Na pauta do evento estão:
1-  Aprovação da ata da reunião anterior;
2-  Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente:
* Investimentos (máquinas e equipamentos e obras);
* Inauguração inserida na programação do XXXIII Congresso da IULTCS (26/11/2015);
3 - Homenagem aos 50 anos da Escola de Curtimento.

Breve histórico:

O até então Centro Tecnológico do Couro SENAI - Centro Tecnológico do Couro, Unidade Operacional do SENAI-RS, localizado na cidade de Estância Velha, Rio Grande do Sul foi fundado em 05/05/1965, como Escola de Curtimento SENAI, tendo por objetivo principal a formação de técnicos para indústria do couro. Após 10 anos de atividades, a escola já era o orgulho nacional do setor, sendo transformada no que se convencionou chamar de laboratório de alto nível pelos ensaios físicos, químicos e tecnológicos e pela excelência no ensino. 
Naquela época, conforme histórico da instituição, com laboratórios bem montados e prestando assistência às indústrias, dava os primeiros passos para o controle de qualidade, evoluindo mais adiante para o setor da pesquisa. No dia 2 de junho de 1992, a Escola Técnica de Curtimento SENAI passou à categoria de Centro Tecnológico do Couro SENAI, caracterizando uma evolução em todos os seus campos de atuação, tornando-se uma instituição renovada, modernizada e mais dinâmica e passou a atuar em quatro pilares: o ensino profissionalizante, a assistência técnica e tecnológica, a informação e a pesquisa aplicada.
Atualmente, sintonizado com o modelo de gestão por unidade de negócios do SENAI-RS, o CT  Couro tem seus próprios planos visando à auto sustentação, desenvolve ações de gestão orientada aos resultados e engajado no Programa SENAI de Apoio a Competitividade passou recentemente a categoria Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente. 
O IST Couro e Meio Ambiente é um Instituto de Excelência que atua nas áreas de Educação 
Profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação. Conta com 9.334,25 m2 de área construída, num terreno de 35.456 m².

PRODUTOS E SERVIÇOS 
O IST Couro e Meio Ambiente desenvolve as seguintes atividades: 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- Habilitação Profissional - Curso Técnico em Curtimento e Curso Técnico em Química 
- Aprendizagem Industrial Básica 
- Qualificação Profissional Básica 
- Aperfeiçoamento Profissional 
- Iniciação Profissional 

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 
- Consultoria em Tecnologia e Inovação: Consultoria no Processo Produtivo; Consultoria em Atendimento de Legislações, Normas e Regulamentos Técnicos;
- Metrologia: Ensaios físico-químicos, físico-mecânicos, biológicas, microbiológicas e análise instrumental em peles, couros, componentes para calçados, águas, efluentes, solos, sedimentos, resíduos sólidos e outras matrizes.
- Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: De Produto; De Processo;

Conta também como um Núcleo de Informação Tecnológica especializado na área de Couro e Meio Ambiente. Podendo prestar serviços de transferência de informação tecnológica a empresas e organizações, através de comercialização de publicações técnicas, levantamento bibliográfico, localização de documentos e elaboração de Resposta Técnica.
Em 50 anos de atividades, a Escola de Educação Profissional SENAI Curtimento formou 2.485 Técnicos em Curtimento e 200 Técnicos em Tratamento de Resíduos Industriais. Atualmente possui 260 alunos divididos nos Cursos Técnicos em Curtimento, na modalidade Habilitação Técnica, e Assistente Administrativo, na modalidade Aprendizagem Industrial Básica.

Fonte: Imprensa ABQTIC
 
 
 
 
 
Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro
(51) 3561.2761 | abqtic@abqtic.com.br | Rua Gregório de Mattos, 182 | Estância Velha | RS | Brasil